quarta-feira, 27 de julho de 2016


A primeira presa política do Brasil

Bárbara de Alencar


Bárbara Pereira de Alencar se tornou o maior símbolo da mulher cratense. Foi líder da revolução de 1817 no Cariri, uma mulher guerreira e idelista acabou sendo presa em nome das suas ideias libertadoras. Sua residencia no Crato onde morou, localizada na Praça da Sé foi a primeira construção de cal e pedra da cidade e posteriormente foi demolida e com isto foi erguido a edificação da Secretaria da Fazenda do Estado. Em seu Sítio Pau Seco, hoje município de Juazeiro do Norte,nos dias de hoje apenas restaram os escombros da velha casa de campo, onde a mesma e os filhos sonharam com as ideias republicanas do Nordeste. Mas o Sítio Caiçara localizado no município de Exu (PE),onde nasceu, a família teve o intuito de restaurar e transformar a velha casa em um museu particular. A heroína veio a falecer no Sítio Touro no Estado do Piauí, em 1832 em seu pedido particular desejou ser sepultada de forma simples dentro de uma rede da mesma forma que eram sepultados os escravos.
Com o intuito de perpetuar as memórias da líder revolucionária foi criado o Centro Cultural Bárbara de Alencar (CCBA) localizado na Rua Carlos Gomes, 470, José Bonifácio, Fortaleza, CE, CEP 60040-230, Brasil Data de abertura 21/8/2003 neste local consta os feitos e memórias,difundir os valores da cultura nordestina através de obras de ciências sociais e eventos de caráter educativo, projetos e atividades de culturais.




Fonte: www.onordeste.com


Bárbara de Alencar foi casada com o comerciante português José Gonçalves dos Santos, com quem teve três filhos entre eles José Martiniano de Alencar o pai do escritor José de Alencar. Ela em seu período era uma mulher de muita fibra e coragem, em buscar defender seu ideias republicanas em um país então governado pela monarquia portuguesa. O seu engajamento político estava muito ligado ao seu filhos e principalmente de Tristão de Alencar. A Revolução Pernambucana em 1817, que tinha como objetivo a independência do Brasil e a proclamação da República, acaba durando menos de três meses, mas Bárbara teve seu papel importante , tanto no movimento quanto na Confederação do Equador em 1824.
Em 1817, acompanhou seus filhos Tristão de Alencar e José Martiniano de Alencar no movimento com o intuito de emancipação. Neste período ela era vista como subversiva, pois as mulheres apenas era incumbida dos afazeres domésticos, com isto Crato acaba ganhando destaque por ser a única localidade cearense que aderiu ao movimento de libertador de Pernambuco em 1817.A partir das sublevações de Bárbara e seus filhos a população no local proclamaram a República do Crato que teve sua duração de apenas oito dias, um período curto mas ousado pois em busca de uma independência melhor para a localidade a população visava um crescimento deles.

CASA BARBARA DE ALENCAR CRATO / Fonte: cariricangaco.blogspot.com

Assim posteriormente restaurando o governo monárquico, as lideranças deste movimento foram todos presos. Entre eles se encontrava Bárbara, sendo considerada a líder política do Brasil desta maneira acabou sendo levada para uma cela subterrânea em Fortaleza localizada dentro do Forte de Nossa Senhora do Assunção, localizado à margem esquerda da foz do riacho Pajeú, sobre o monte Marajaitiba (10ª Região Militar do Exército de Fortaleza). O local é aberto para visitação e ostenta uma placa de metal com a inscrição: " Aqui gemeu longos dias D. Bárbara de Alencar, vítima em 1817 da tirania do governador Sampaio." entre outras.


Cela Subterrânea Localizada no Forte Nossa Senhora do Assunção / Fonte:www.panoramio.com

Cela Subterrânea Localizada no Forte Nossa Senhora do Assunção / Fonte: moraremfortaleza.com.br 
Cela Subterrânea Localizada no Forte Nossa Senhora do Assunção / Fonte: coisadecearense.com.br

Um belo documentário onde relata a História de Bárbara de Alencar produzido pelo programa Lá Pra Cá da TV BRASIL


















Nenhum comentário:

Postar um comentário