quarta-feira, 20 de julho de 2016

O Ceará dentro do Museu - Interação da sua imaginação Parte 03


Raquel de Queiroz / Fotografia: Magno Sousa


A ala Artes da Escrita, nos leva a cultural literaria do Ceará, onde temos a oportunidade de ver exemplares de saudosa Raquel de Queiroz (1910-2003) onde foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, eleita para ocupar a cadeira de número cinco, em 1977.



Fotografia: Magno Sousa



Exemplares de Raquel de Queiroz / Fotografia: Magno Sousa

Importante lembrar que seu primeiro romance O Quinze, (que trata da questão da Seca e Campos de Concentração no Ceará) ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha. O livro de prata que remete a sessão de abolição da escravatura em 25 de Março de 1884, juntamente com o quadro que mostra a classe abolicionistas ao assinar o decreto.
 
Livro de Prata / FONTES: monumentoarquiteturaearte.blogspot.com

Tintura da assinatura da Abolição da Escravatura no Ceará / Fotografia: Magno Sousa


Escravidão e Abolicionismo


O retrato da Escravatura no Ceará esta estampada nas peças usadas para torturas que, além de física, podemos imaginar o impacto psicológico e emocional do Escravo, quando este passava por estes momentos em sua vida.

Itens da Escravatura / Fotografia: Magno Sousa

Temos também o Sincretismo religioso exposto em suas cultural vindo da região Africana onde eram retirada de suas famílias e utilizados como mão de obra, vendo que o escravo era considerado como um objeto e não como um ser humano, ou seja um ser sem alma.


Itens da Escravatura / Fotografia: Magno Sousa
E em 25 de Março de 1884 (quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea), o Ceará já havia abolido seus escravos, sendo esta data fixada como feriado regional (através de emenda constitucional, aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa do Ceará), por seu já comentado peso e contribuição na História do Ceará.

Itens da Escravatura / Fotografia: Magno Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário