quarta-feira, 20 de julho de 2016

PARTE 5 - O Ceará dentro do Museu



Interação da sua imaginação



Caldeirão:fé e trabalho



Ao lado de Padre Cícero temos a imagem de José Lourenço Gomes da Silva, conhecido por ser líder da comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto que se localizava na zona rural do Crato e por todos chamado por Beato José Lourenço. 




Fotografia: Magno Sousa

Fotografia: Magno Sousa


Trabalhava como agricultor na região Paraibana para latifundiários e ao cansar de ser mal remunerado, mudou-se para Juazeiro do Norte, sendo atraído pela devoção ao Padre Cícero. Conforme a história relata Padre Cícero deu um lote de terra para onde o beato e seus retirantes se deslocaram e com isto a comunidade começou a prosperar, mas infelizmente acabou despertando a fúria dos fazendeiros da região. Para criar um descrédito houve um boato a ser espalhado que o membros idolatravam o Boi Mansinho como a um Deus. A igreja Católica se irrita com o boato e acaba pressionando o Padre Cícero para que posiciona-se a respeito do assunto, desta forma para evitar transtornos, Floro Bartolomeu ordena que sacrificassem o boi e prendessem o beato. 


Fotografia: Magno Sousa

Fotografia: Magno Sousa

Fotografia: Magno Sousa



Posteriormente com a soltura do beato o mesmo transferiu a comunidade para o Caldeirão, um local afastado, entretanto as perseguições deram continuidade em 1936, assim foi invadida e arrasada pelas forças estaduais e federais. Esta comunidade era autossustentável e dava abrigo as famílias de retirantes que escapavam da exploração imposta pelos donos de latifúndios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário