terça-feira, 19 de julho de 2016

Campo de Concentração e sua existência

C:\Users\leila e alberto\Downloads\DSCN0029.JPG
Imagem retirada do livro:1915 A Historia dos
sertanejos cearenses no ano da seca.
A expressão “Campo de Concentração” não foi criada no período da Segunda Guerra Mundial para definir os locais onde a doentia política Nazista isolava e martirizava os judeus e outras minorias. Na verdade, a expressão, na língua portuguesa, já existia há muito tempo.

Embora haja muitas dessemelhanças com o que ocorreu na Europa, no Brasil foram criadas algumas experiências que receberam o mesmo nome, inclusive de forma oficial.

Na Seca de 1915, os cearenses tiveram contato com um desses campos. No Relatório do Presidente Barroso ao Diretor de Higiene Pública escreveu:

"Esse serviço tinha por compensação alimento abundante para todo pessoal do Campo de Concentração, de assistência medica e farmacêutica, além da distribuição de roupas para os mais necessitados, não só por parte do o papel do Governador da época seria também controlar a vida das multidões, evitar que elas pudessem prejudicar o projeto, modernizador das grandes cidades, como a Fortaleza da “Belle Epoque”, pretendiam copiar o padrão parisiense."

Os retirantes chegavam de todos os municípios do estado, a Capital Fortaleza por ser a cidade mais desenvolvida do Estado, a chegada não podia ser contida por nenhuma autoridade, pois a fome e o desespero das populações eram bem maiores do que o temor de uma possível reação da policia das forças militares para impedir que elas chegassem aos centros urbanos.

C:\Users\leila e alberto\Downloads\DSCN0027.JPG
Imagem retirada do livro:1915 A Historia dos
sertanejos cearenses no ano da seca.
Grandes condizentes de pessoas se abrigaram no Passeio Público que chegavam a ser 3 mil forasteiros.
Governo, como por particulares, bem assim assistência espiritual. O lugar era um dos símbolos da modernidade da capital e onde a alta sociedade freqüentava diariamente. Pressionado e também convicto, o Presidente Barroso providenciou para que os retirantes fossem transferidos para Alagadiço. O Governo conseguiu um terreno no Bairro Algadiço.


Hoje corresponde aos bairros do Otávio Bonfim e São Gerardo, nas imediações da Avenida Bezerra de Menezes), pois na época era um local distante do centro da cidade.
Imagem retirada do link:
https://www.facebook.com/
cicinato1915/posts/1549317595369774:0 
Fonte: Livro 1915 A Historia dos sertanejos cearenses no ano da seca.
Autor Cicinato Ferreira Neto Pgs119-121 Cap 6

Para um maior entendimento referente aos fatos ocorridos neste periodo foi criado um filme onde mostra a vida do retirante Chico Bento e sua familia saindo de Quixadá e se deslocando para Fortaleza fugindo da seca que assolava o Sertão e sua chegada ao campo de concentração.

Video retirado do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Uu1i1U4EiPc






Nenhum comentário:

Postar um comentário